passeio de balão
Curiosidade 17.maio.2024

Balão: como funciona?

Por Helena Buarque

Toda vez que um balão sobe lá no alto, tem alguém que se pergunta “como é que esse negócio consegue flutuar?”. É para isso que estamos aqui, para explicar como funciona o voo de balão e a física por trás desse processo.

Um balão funciona com base no princípio da flutuabilidade, que foi a grande sacada dos inventores desse veículo que desafia a lei da gravidade. Ele usa o ar quente, que é menos denso que o ar frio, para subir. Tá bom! Mas o que isso quer dizer?

Primeiro, precisamos garantir o aquecimento do ar. Um queimador de propano que fica abaixo do balão aquece o ar que está dentro do balão. O ar que está envolto pelo tecido do balão fica quente, se expande e fica menos denso que o ar frio que está fora.

Por conta da sua menor densidade, o ar quente no balão cria uma força de flutuação para cima, que é maior que o peso do balão, a cesta e os passageiros somados. É essa força de flutuação que faz com que ele suba.

O piloto controla a altitude do balão regulando a intensidade da chama do queimador: mais calor aquece o ar mais rápido, fazendo com que o balão suba. Um fluxo menor de calor, ou a interrupção do calor, permite que o balão esfrie e desça. E é só isso que o piloto controla, já que ele não consegue definir a direção para onde o balão vai. Quem fica com essa escolha é o vento. Por isso é importante que o piloto saiba escolher a hora, as altitudes a posição de início de cada voo de balão.

Para pousar, o piloto reduz o calor do queimador, o que faz com que o balão esfrie e desça lentamente. Tem um sistema de freio que desacelera a descida e permite pousar o balão suavemente no chão.

Agora que você entendeu como que o voo de balão funciona, só falta agendar o seu passeio de balão aqui na WOW. Estamos te esperando!

 

Foto: Freepik

 

 

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.