Saltando de paraquedas sozinho: como ser um paraquedista
WOW 03.dez.2020

Saltando de paraquedas sozinho: como ser um paraquedista

Quer saber mais sobre salto duplo, clique aqui.

Quer entender melhor o nosso curso para ser um paraquedista, clique aqui

 

Saltar de paraquedas é uma das melhores sensações que o ser humano pode experimentar – e é uma aventura possível. Entenda o processo para se tornar um paraquedista.

Saltar de paraquedas sozinho pode parecer maluquice. Mas a verdade é que grande parte das pessoas que vêm fazer o salto duplo de paraquedas (aquele com o instrutor) se apaixona pelo esporte e acaba despertando o interesse por saltar sozinho.

Seja pela adrenalina, pela liberdade ou pelo lifestyle, o fato é que muitas pessoas que entram no mundo do paraquedismo escolhem o esporte como profissão. E para se tornar um profissional é necessária uma quantidade específica de saltos solo (sozinho).

Para saltar sozinho de paraquedas é necessário fazer cursos de formação. Existem alguns tipos de formação que permitem o salto solo. Aqui, na WOW Paraquedismo, oferecemos a formação no curso que chamamos de AFF: Accelerated Free Fall.

 

O curso AFF

Reconhecido como o mais moderno e seguro método de ensino do paraquedismo, o curso AFF foi desenvolvido nos Estados Unidos e propagado pelo mundo inteiro. Um dos mais procurados pelo público que deseja saltar sozinho de paraquedas, o curso garante um aprendizado mais rápido e que, ao mesmo tempo, cumpre com todos os procedimentos de segurança do paraquedismo.

O curso AFF é um curso de queda livre avançado, para a formação personalizada de novos paraquedistas. Ou seja, é o primeiro passo para quem deseja se tornar um atleta de paraquedismo.

Mas, como assim personalizado? Neste curso, o aluno aprende sobre noções básicas de queda livre e paraquedismo, e será acompanhado durante toda a duração pelos instrutores – que são qualificados para ter a sensibilidade e o entendimento do processo de aprendizagem de cada um.

Composto por dois módulos, um de teoria e um de prática com sete saltos de paraquedas, é reconhecido mundialmente como a forma mais segura e eficaz de formar novos paraquedistas.

 

Teoria

O curso teórico da WOW Paraquedismo tem duração de 6 a 8h. O aluno recebe uma apostila para acompanhar as aulas e estudar em casa. Alguns dos tópicos abordados são:

– Glossário de termos específicos do esporte

– Anatomia, funcionamento e procedimentos de segurança dos equipamentos utilizados para a prática

– Noções de aerodinâmica

– Procedimentos de embarque, permanência e saída da aeronave

– Queda livre: noções básicas

– Sinais de comunicação durante os saltos

– Pontos de navegação

– Panes e anormalidades

– Pousos de emergência

– Níveis e categorias do paraquedismo

– Habilidades das categorias técnicas

Ao final do curso teórico, o aluno passa por uma prova para atestar a apreensão do conteúdo.

 

Prática

A parte prática do curso se divide em sete níveis, com sete saltos de paraquedas, nos quais o aluno terá que cumprir algumas missões. Em cada nível, aluno receberá um treinamento específico para realizar o salto e, após o salto, será submetido a uma avaliação que atestará se ele pode ou não progredir para o próximo nível.

Nos primeiros três níveis, o aluno será acompanhado por dois instrutores, que o ajudarão a sair do avião e manter a estabilidade na queda livre. Além disso, o aluno fará simulações de comando do paraquedas em queda livre, curvas para os dois lados e, se cumprir com as orientações e fizer tudo certo, poderá saltar sozinho pela primeira vez.

Após cumprir os três primeiros níveis, o aluno começa a saltar com apenas um instrutor, que o auxiliará a cumprir os desafios dos próximos quatro níveis e será também como uma referência em queda livre.

Agora que você já conhece o curso AFF, que tal se jogar nessa aventura? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui, tire suas dúvidas e agende já sua primeira aula!

Quer saber mais sobre como se tornar um paraquedista? Veja o vídeo no nosso canal:

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.