Curiosidade 30.out.2020

Como a adrenalina pode combater o estresse

Paraquedismo e outros esportes radicais: combater os sintomas do estresse pode ser muito mais divertido do que você imagina!

É muito comum, nos dias de hoje, nos depararmos com relatos de pessoas que sofrem com os sintomas do estresse e da ansiedade. Ao contrário do que muita gente pensa, o conceito de estresse não se resume àquela sensação de esgotamento depois de um dia difícil. O estresse, na verdade, é uma condição natural do corpo, um mecanismo fisiológico que desempenhou um papel importante na sobrevivência humana.

O que é o estresse e como ele acontece?

O estresse é uma reação do corpo à situações de perigo. Pense com a gente: quando nossos ancestrais, os homens das cavernas, se deparavam inesperadamente com animais na selva, precisavam se defender, fugir ou atacar – e era o estresse quem determinava qual seria o tipo de resposta. Situações de perigo e ameaça demandam uma série de ajustes do corpo como, por exemplo, a aceleração dos batimentos cardíacos, o aumento da respiração e da pressão arterial, entre outros que nos ajudam a manter o foco, a atenção e garantir uma boa performance frente aos desafios.

A questão é que esses sintomas são instintivos e, atualmente, apesar de vivermos em cidades e não termos a surpresa frequente de encontrar uma besta feroz no meio do caminho para o trabalho, ainda estamos lidando com outros tipos de pressões como atingir metas, ser promovido e outros – que também geram estresse. De qualquer forma, o corpo continua nos preparando para lutar ou fugir quando estamos ameaçados mas, como não damos vazão a isso num combate ou saímos correndo, toda adrenalina fica “estocada” no nosso sangue, sem função.

Saltando de paraquedas e liberando a adrenalina: é assim que a mágica acontece e o estresse desaparece!

Como você já pôde perceber, a causa desse mal-estar proveniente do estresse é o acúmulo de adrenalina no corpo. E, por mais que pareça loucura, os esportes radicais, que estimulam a liberação de adrenalina no corpo, são uma divertida e eficiente maneira de aliviar os sintomas do estresse.

A pergunta é: como que uma dose extra de adrenalina vai aliviar um problema causado por uma superdosagem da própria adrenalina?

A resposta é simples. Segundo o Prof. Giuliano Pimentel, do Departamento de Educação Física da UEM, existem vários motivos para isso, mas o principal é que, perante a uma situação de grande estresse, um indivíduo tem duas opções: enfrentar o perigo ou fugir. Dessa forma, a prática de esportes radicais aumenta a tensão para depois induzir ao êxtase e ao relaxamento.

O paraquedismo é uma ótima opção para quem deseja liberar altas doses de adrenalina, se sentir bem e se divertir muito. Além dele, existem várias outras opções que promovem o mesmo efeito como, por exemplo, escalada, surf, skate, corrida e outros. Além do alívio do estresse, o paraquedismo é uma opção que promove mais confiança, liberdade, efeitos super positivos na vida profissional e ainda dá aquele up na autoestima. Para os amantes de uma boa aventura, o voo pode ser a alternativa perfeita para combater a ansiedade e as pressões diárias.

 

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.