19.abr.2021

Competições de paraquedismo ao redor do mundo

Existe um jeito desse esporte ficar mais emocionante? Sim! Confira.

O paraquedismo é um esporte radical que emociona e cativa muitas pessoas ao redor do mundo. Apesar de ser uma atividade com pouca visibilidade e incentivo no Brasil, existem campeonatos nacionais nos quais atletas têm a oportunidade de exibir suas performances impressionantes em diversas modalidades do paraquedismo. Além disso, existem competições ao redor do globo que reúnem atletas do mundo inteiro com desempenhos de alto nível.

Competições de paraquedismo ao redor do mundo

Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre

A Confederação Brasileira de Paraquedismo é o órgão responsável pela regulamentação do esporte e por promover este campeonato. Nesta competição, atletas de todos os cantos do Brasil competem em diferentes categorias para disputar uma vaga para representar nosso país nos campeonatos realizados fora do Brasil.

 

Open de Merdeka

Competição internacional para avaliar performances de paraquedistas nas categorias de Formação em Queda Livre e Precisão.

 

Campeonato Internacional de Paraquedismo/ World Parachuting Championships

Sendo a principal competição mundial do esporte, reúne os melhores atletas profissionais do mundo e possui provas para diversas modalidades. A edição de 2018 aconteceu na Austrália, em Gold Coast, com uma paisagem perfeita para deixar o esporte ainda mais emocionante!

Campeonato Internacional de Paraquedismo

Campeonato Brasileiro de Swooping

Para quem não sabe, Swooping é uma modalidade de paraquedismo que consiste na pilotagem de velame. Ao contrário das outras modalidades, o Swooping é interessante porque as manobras da disputa de paraquedismo acontecem numa altura visível para o público. A pilotagem de velame explora a aterrissagem de alta performance, avaliando distância, velocidade e precisão.

 

Campeonato Brasileiro das Forças Armadas

As Forças Armadas são grandes praticantes do esporte. O campeonato acontece anualmente para premiar os melhores atletas de paraquedismo das Forças Armadas e a disputa é acirrada!

Campeonato Brasileiro das Forças ArmadasFoto: Força Aérea Brasileira

 

Campeonato do Mundo de Pilotagem de Calotes

Precisão, distância e velocidade na pilotagem de calotes: essas são as modalidades avaliadas na competição promovida pela FAI – Comissão Internacional de Paraquedismo.

 

Campeonato Brasileiro de Paraquedismo

Tendo a sua primeira edição em 1964, é o campeonato de maior peso no país. É uma grande oportunidade para que atletas ganhem visibilidade internacional e possam mostrar suas habilidades em diferentes modalidades.

 

Jogos Militares Mundiais

E falando em Forças Armadas, esse campeonato não poderia ficar de fora. Promovido pelo Conselho Internacional de Desporto Militar, essa competição contém provas para avaliar diversas modalidades do esporte: desde formação em queda livre, até precisão e queda livre acelerada.

Jogos Militares MundiaisFoto: World Military Games 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o mundo do paraquedismo, que tal se aventurar a ser um atleta? Com dedicação e força de vontade a evolução no esporte fica mais fácil e rápida. E aí, bora saltar?

Clique aqui para se tornar um paraquedista.

 

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.