paraquedismo-voo livre-esporteradical
Dicas 03.mar.2021

Tudo sobre voo livre!

Conheça o voo livre, os melhores lugares para praticar e as principais diferenças do paraquedismo.

Voo livre - esporte radical

Você com certeza já escutou a expressão “voo livre”. Isso porque o Brasil todo está cheio de lugares nos quais a prática do esporte é possível. Considerado um verdadeiro oásis para os atletas, nosso país sediará o Campeonato Mundial de Parapente em 2023 e já sediou o Campeonato Mundial de Asa Delta nos anos de 2003 e 2017.

Afinal, o que é voo livre?

É considerado voo livre todo esporte radical aéreo praticado com equipamentos não motorizados e utilizando as condições naturais para alçar voos, como o parapente (ou paraglider) e a asa delta. Perfeito para quem quer estar mais perto da natureza, é um esporte radical que depende das condições meteorológicas e geográficas, como relevo, temperaturas, vento e a pressão atmosférica, para criar condições de voo.

Para saber mais, acesse o site da Confederação Brasileira de Voo Livre.

Parapente ou paraglider

O equipamento de parapente é bem semelhante ao equipamento de paraquedismo porque possui velame, linhas, container e outros. Contudo, o harness (item que mantém o piloto seguro e conectado ao resto do equipamento) é diferente, mais parecido com uma “cadeirinha”. Para alçar voo, o piloto se posiciona na rampa e espera o equipamento inflar. Assim que estiver inflado, está pronto para decolar!

Asa delta

A asa delta é um equipamento feito com tecidos e tubos de alumínio em formato de asa, que criam condições de sustentação no ar. Também pode ser considerada um tipo de aeronave não motorizada, que atinge grandes velocidades. Para alçar voo, assim como no parapente, o piloto depende das condições de vento e temperatura.

Onde praticar o voo livre?

Como já dissemos, existem diversos lugares espalhados pelo Brasil que são perfeitos para voar! As rampas mais famosas e consideradas as melhores para a prática do esporte são a de Governador Valadares, em Minas Gerais, e a de Castelo, no Espírito Santo, que também já foi sede da Copa Mundial de Parapente.

No Guia 4 Ventos você encontra informações e a localização das rampas de voo livre em quase todos os estados do país: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e muito mais.

Principais diferenças entre o voo livre e o paraquedismo

Ao contrário do paraquedista, o piloto de voo livre não experimenta a queda livre. A queda livre começa a partir do momento em que o paraquedista ou passageiro de salto duplo se joga do avião ou outro veículo aéreo e despenca sem o uso de nenhum equipamento.

O voo livre é feito, do começo ao fim, com o equipamento inflado (no caso do parapente) e preparado para pouso (também no caso da asa delta). Dessa forma, o próprio piloto é responsável pela decolagem e pelo pouso com o equipamento, enquanto no paraquedismo a decolagem é feita com uma aeronave motorizada.

Confira este conteúdo que preparamos sobre como faz para se tornar um paraquedista profissional:

 

Quer saber mais sobre o que é paraglider? Sobre a diferença entre paraquedas, asa delta e parapente? Leia aqui.

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.