pouso de paraquedas
Curiosidade 15.abr.2024

4 curiosidades do mundo do paraquedas

Por PC Mirkai

O paraquedismo tem suas curiosidades e fatos inusitados. Acompanhe a gente e veja quatro curiosidades do universo do paraquedas para se encantar ainda mais com o esporte!

Maior velocidade de queda livre
A velocidade máxima atingida em queda livre por uma pessoa sem o uso de dispositivos especiais foi alcançada pelo paraquedista Felix Baumgartner em seu salto estratosférico em 2012. Ele foi o primeiro a romper a barreira do som em queda livre! Conseguiu ficar por 40 segundos na velocidade máxima de 1357,6km/h.

Salto mais alto do mundo
O recorde mundial para o salto de paraquedas mais alto é de 39.045 metros acima do nível do mar. Foi estabelecido pelo executivo do Google Alan Eustace, em 2014. Ele saltou de um balão de gás hélio que ultrapassou a estratosfera, quebrando o recorde que o Baumgartner tinha conseguido no mesmo salto em que ele atingiu a maior velocidade em queda livre (acima).

salto de paraquedas

Wingsuit em evolução
Os wingsuits, também chamados de traje planador, existem desde a década de 1930. Eles eram feitos com materiais mais duros, na tentativa de criar um equipamento que fizesse o homem voar como um pássaro. Mas só na década de 1990 surgiram os wingsuits modernos, feito com materiais mais flexíveis e com estrutura aerodinâmica. Hoje, o wingsuit é considerado um esporte ultra radical!

Equipamento de guerra
Aqui na WOW, os nossos paraquedas são só diversão. Mas paraquedas são equipamentos de guerra. Eles começaram a ser usados em conflitos em larga escala na Primeira Guerra Mundial, mas foi na Segunda Guerra que ele se tornou um instrumento importante, principalmente para que tropas especiais pudessem acessar alguns territórios, facilitar a entrega de alimentos e medicamentos, fazer resgates e reconhecimento de terrenos.

Quer ver outros recordes do paraquedismo? Clique aqui!

Quer ver mais curiosidades práticas do esporte? Clique aqui!

Ficou interessado em realizar esse sonho que é saltar de paraquedas? Fala com a gente!

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.