Altura, velocidade e outras curiosidades sobre paraquedismo
Curiosidade 23.jun.2021

Altura, velocidade e outras curiosidades sobre paraquedismo

O paraquedismo é um esporte ao ar livre com altas doses de adrenalina e que encanta muitos ao redor do mundo. De Leonardo Da Vinci a Jair Bolsonaro, a história do paraquedismo é cheia de curiosidades e pontos interessantes para quem tem curiosidade de saber mais sobre o pulo de paraquedas.

Altura, velocidade e outras curiosidades sobre paraquedismo

A altura do salto de paraquedas

Muita gente tem vontade de saltar de paraquedas mas acaba não se permitindo viver a experiência por medo da altura. A altura básica para um salto de paraquedas é de 8 a 12 mil pés – ou seja, na maioria das vezes, os saltos são feitos a essa altura. Existem casos em que a altura de saída é maior do que 12 mil pés e, acima dos 15 mil pés, são necessárias máscaras de oxigênio para garantir a segurança dos paraquedistas.

A questão é que é diferente estar a 12 mil pés de altura do que estar no topo de um prédio, por exemplo. O nosso cérebro reage de forma diferente às perspectivas de diferentes alturas, então pode ficar tranquilo – não vai ser o medo de altura que vai te impedir de viver esse momento inesquecível!

 

Quanto tempo demora o salto de paraquedas e qual a velocidade de queda livre?

O processo todo demora, em média, de 15 a 20 minutos, considerando o tempo de decolagem e subida do avião. A queda livre dura, em média, de 45 segundos a 1 minuto, e pode chegar a até 200 km/hora, dependendo do peso e tamanho do passageiro/instrutor.

Altura, velocidade e outras curiosidades sobre paraquedismo

Estações do ano

Grande parte do nosso trabalho depende da natureza e, sendo assim, as estações do ano influenciam na prática do esporte. É claro que um céu limpo, sem nuvens, aberto e sem previsão de chuva é o cenário perfeito para um salto de paraquedas perfeito, independente de qual estação. Porém, existem algumas coisas que são importantes de saber e considerar, como, por exemplo, estações com mais propensão às grandes rajadas de vento ou ao tempo nublado.

Câmeras

Os registros dos cinegrafistas são a grande sensação para quem vai fazer o Salto Duplo de paraquedas. Até mesmo para os atletas é muito interessante ter alguém fazendo o registro audiovisual dos saltos. O que pouca gente sabe é que não é qualquer paraquedista que pode fazer esse trabalho: somente quem tem experiência e conhece bem os procedimentos de segurança e as regras a serem cumpridas é que pode filmar e fotografar os saltos da galera.

Altura, velocidade e outras curiosidades sobre paraquedismo

Agora que você já sabe mais um pouquinho sobre o paraquedismo, que tal se jogar nessa aventura e experimentar esse esporte incrível?

 

Quer se tornar um paraquedista? Veja o vídeo no nosso canal:

 

Quer entender o que compõe os custos de um salto duplo de paraquedas, acesse esse conteúdo que preparamos pra você:

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.