Dia do paraquedista história do paraquedismo
Curiosidade 26.out.2021

Dia do paraquedista: história do paraquedismo

Que tal aproveitar o Dia do Paraquedista para conhecer a história do esporte?

No dia 22 de outubro, comemoramos o Dia do Paraquedista. Uma data mais do que especial para nós e para toda a comunidade de atletas e profissionais do esporte, o Dia do Paraquedista é uma homenagem ao engenheiro André Jacques Garnerin que, em 1797, utilizando um modelo de paraquedas baseado na criação de Leonardo da Vinci, fez o primeiro salto de paraquedas da história.

Dia do paraquedista: história do paraquedismo

A invenção do primeiro paraquedas

Os primeiros relatos do uso de equipamentos semelhantes ao paraquedas datam do século XIV, na China. Como uma apresentação artística nas grandes festas da época imperial, acrobatas chineses utilizavam algo parecido com guarda-sóis para saltar de enormes alturas.

Entre o final do século 1400 e o começo do século 1500, Leonardo da Vinci esboçava rascunhos de um equipamento que também permitisse que o homem chegasse aos céus. Em suas anotações, junto aos seus primeiros projetos de paraquedas, estavam também os registros da sua vontade de criar algo que possibilitasse o voo humano: “Se um dia alguém dispuser de uma peça de pano impermeabilizado, tendo os poros bem tapados com massa de amido e que tenha dez braças de lado, pode atirar-se de qualquer altura, sem danos para si”.

Mas o primeiro equipamento de fato aperfeiçoado foi criado no século 19, quando Thomas Baldwin desenvolveu um projeto de paraquedas que se ajustava ao corpo do paraquedista e promoveu um grande avanço na história do esporte. O primeiro salto com este equipamento e a partir de um avião aconteceu somente em 1912, realizado pelo exército norte-americano – o que criou e eternizou a ligação entre as forças armadas e o paraquedismo.

Dia do paraquedista: história do paraquedismo

Paraquedismo no Brasil

A história do esporte no Brasil começa com Charles Astor que, na década de 1930, formava alunos por todo o país, fomentando o início do esporte brasileiro. Com certeza um dos nomes mais importantes para a história do paraquedismo brasileiro, Astor também foi o responsável pelo primeiro salto coletivo da América do Sul, com 12 paraquedistas.

As primeiras escolas de paraquedismo funcionavam no Rio Grande do Sul e estavam vinculadas ao Aeroclube e à companhia aérea Varig. Alguns anos depois, no Rio de Janeiro, surge a primeira equipe de paraquedistas e, logo após, um dos primeiros clubes brasileiros de paraquedismo e também a Federação Brasileira de Paraquedismo.

Dia do paraquedista: história do paraquedismo

Hoje, São Paulo abriga um dos maiores Centros de Paraquedismo do mundo, o maior da América Latina, em Boituva, interior do Estado. Com a popularização do esporte, é possível perceber que o número de adeptos cresce a cada ano, bem como o número de pessoas que se permitem viver esta aventura por meio do salto duplo.

 

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.