História do Paraquedismo
Curiosidade 10.jan.2020

História do Paraquedismo

Você sabia?

A origem do primeiro paraquedas se deu na China, há cerca de 3.000 anos. O que, hoje, é nosso instrumento de trabalho e um equipamento de alta segurança, fora projetado nesta época como um brinquedo.

Longe de encarar o equipamento que nos permite voar como uma brincadeira, Leonardo Da Vinci, em 1483, após observar e estudar o voo dos pássaros, fez um esboço da estrutura de um paraquedas com sete metros de altura e armações de madeira.

Dando um passo pra frente na história, em 1779, o químico, físico e inventor francês Louis-Sébastien Lenormand não só desenvolveu o primeiro paraquedas com base fixa, mas também começou a fazer testes saltando de uma torre de 4 metros de altura.

História do Paraquedismo

Contudo, quem levou o crédito pela invenção do paraquedas prático e funcional foi o balonista francês Jean Pierre Banchard que, em 1785, foi o primeiro a desenvolver um equipamento feito à base de seda e que poderia ser dobrado e guardado dentro de uma bolsa – conceito usado até hoje como referência no paraquedismo.

Andrew Jacques Garnerin, balonista, foi o primeiro homem a saltar de paraquedas de um balão, no ano de 1797. Por curiosidade, sua esposa, Genevieve Labrosse, também foi a primeira mulher na história do paraquedismo a saltar, em 1798.

O primeiro salto de paraquedas de um avião só ocorreu em 1911 e até hoje existem especulações sobre quem, de fato, foi o feitor desta proeza: se foi realizado por Grant Norton ou pelo Capitão do Exército Americano, Albert Berry.

 

Acesso o nosso canal no YouTube e confira o conteúdo que preparamos sobre a história do paraquedismo:

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.