Outubro Rosa e paraquedismo
Curiosidade 26.out.2021

Outubro Rosa e paraquedismo

Conheça a iniciativa do coletivo de paraquedistas para fortalecer a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama.

O Outubro Rosa é um movimento criado na década de 90, nos Estados Unidos, para a prevenção e o combate ao câncer de mama. Com o intuito de disseminar o máximo de informações e promover maior acesso ao tratamento e às ações preventivas, a data é comemorada anualmente por meio de eventos, de debates e de ações de saúde pública e educativas para incentivar a prevenção e a detecção precoce da doença.

Outubro Rosa e paraquedismo

Rosa no Ar: um evento de paraquedistas para apoiar o Outubro Rosa

Batemos um papo com a atleta Domitilla Aydar que, desde 2015, organiza o evento Rosa no Ar em parceria com outras paraquedistas. Com 20 anos de paraquedismo e de história no esporte, Domitilla compartilhou com a gente um pouco sobre como surgiu o projeto, como ele tomou essa proporção e muito mais. Confira a entrevista!

Como surgiu a ideia do evento?
Eu e a Luciana Gomes, uma das organizadoras do Rosa no Ar, queríamos fazer um avião só de mulheres, cheiroso, porque o número de gurias estava crescendo… Daí resolvemos montar um encontro feminino com um propósito maior (tentando ajudar de alguma forma uma causa). Como uma das paraquedistas estava em tratamento de câncer de mama e era véspera do mês de outubro, abraçamos a causa em nome de quem perdemos, de quem lutou e luta contra doença, afinal a probabilidade é que de cada oito mulheres uma venha desenvolver.

Quais foram as dificuldades que vocês encontraram para realizar o evento?
Diversas! Desde credibilidade e apoio, até conseguir juntar todas as mulheres paraquedistas do Brasil inteiro em uma mesma data, encontrar patrocinadores, local, fornecedores, decoração, montar rifas bacanas e fazer sorteio online, entregar os prêmios e até mesmo uma instituição para doar. Não queríamos ter todo o trabalho e simplesmente transferir o dinheiro para uma conta sem saber o destino efetivo, e daí fomos atrás de várias instituições, até mesmo para entender qual a necessidade de produtos. Procuramos fornecedores com melhores valores e passamos a entregar direto o produto que compramos com o dinheiro que arrecadamos. E passamos a divulgar para fora do paraquedismo também, na tentativa de incluir outros esportes.

Quais foram os resultados do evento?
Uauuu, indescritíveis! Começamos com cinco empresas apoiando e hoje temos mais de 60 que fazem questão de participar e ajudar de alguma forma. Qualquer contribuição altera o resultado.

O que vocês enxergam que o evento traz de bom para a comunidade do paraquedismo?
Sem dúvida a união: o universo feminino foi fortalecido, surgiram mais eventos e as mulheres passaram a ter mais destaque dentro do esporte.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Rosa no Ar!

 

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.