Surf e paraquedismo
Curiosidade 05.abr.2024

O que o surf e o paraquedismo têm em comum?

Por PC Mirkai

Adrenalina, contato com a natureza, disciplina, preparo físico, acordar cedo, prática, equipamentos específicos e manobras radicais. Se olhar assim, o surf e o paraquedismo são esportes irmãos.

Um da água e outro no ar, ambos são esportes radicais que podem ser praticados por curiosos e também por atletas. No caso do surf, quem não tem experiência pode pegar ondas menores e escolher locais mais seguros. Já os atletas, pegam as ondas mais iradas, com os melhores equipamentos e nos locais com ondas gigantes. No caso do paraquedismo, quem nunca saltou vai saltar pela primeira vez no salto duplo, que é aquele que a pessoa é acompanhada por um instrutor. Já os atletas, que se formaram no curso de paraquedismo, saltam sozinhos, fazem acrobacias no ar e progridem dentro do esporte.

Os dois estão no pódio dos esportes radicais mais praticados no Brasil. Além disso, tanto o paraquedismo quanto o surf são atividades que fazem a adrenalina correr no sangue e tem um espírito de aventura. Apesar de não serem exatamente perigosos (quando executados de acordo com a vivência de quem pratica), existem alguns riscos que deixam os dois esportes ainda mais atraentes para quem curte queimar uma energia.

No fim, os dois são tão semelhantes, ao menos na essência, que até inventaram uma combinação deles: o skysurf. Essa modalidade está bem mais para paraquedismo do que para surf, já que acontece no ar (e não no mar). Mas pega emprestada a ideia da prancha de surf para que o atleta possa fazer manobras ainda mais incríveis em queda livre. Mas o negócio não é simples, não! De acordo com as regras da Confederação Brasileira de Paraquedismo, só podem fazer skysurf os paraquedistas com mais de 500 saltos.

skysurf
Foto: RedBull

Se interessou por esse tipo de atividade? Veja alguns locais onde você pode curtir esportes radicais!

 

 

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.